segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tobias - A Coisa

Pois é, namoro A Coisa há uns vinte anos. Consegui rastreá-la por três donos aqui em Niterói. Mas nunca consegui identificá-la. Pensei que a comprando teria mais informações. Só que no doc. veio Bugre e eu conheço a história da Bugre e já vi até uns protótipos que eles fizeram mas nada parecido com o Tobias (já que recebeu um nome, vamos utilizá-lo).
O Sr. Paulo, dono da Bugre, não tem certeza mas pensa ter visto algo parecido da Glaspac.
De concreto só a mec. VW e o ano 1974 de fabricação.




Tobias me agradou por ser um design independente dos buggies normais.
Eu o conheci parado próximo à minha casa, em Niterói, RJ, lá pelos oitenta ou noventa. Como não havíamos sido apresentados, chamei-o de A Coisa. Tentei identificá-lo sem mexer em nada, apesar da tentação por ser aberto. Nem uma plaquinha.
O tempo passou, ele sumiu da Vila Progresso e apareceu em Várzea das Moças. Havia sido reformado e estava todo prosa com a pintura nova e as janelas de lona e plástico. Sumiu de novo e fomos encontrá-lo em Itaipu (tudo bairro de Niterói) em um simpático condomínio.
Meu amigo Aguiar que o achou me propôs sociedade, eu topei e o nomeei para negociar o paradinho. Tinha voltado ao vermelho e à poeira dos tempos da Vila.
Negócio fechado, um arzinho nos pneus, um galão de gasolina cheio na encolha e uma chupeta. Foi só isso e o bichão acordou tossindo um pouco mas logo pegou até lenta.
Não sei como me lembrei de perguntar por seu nome, já que o motor poderia morrer. Tinha um?
-Tobias.
Gostei. Adotado.


O Rogério, da Estrada do Engenho do Mato, consertou os vazamentos da caixa e mais o que havia de torto na mecânica e, agora, o Tobias se encontra no Reginaldo Magrinho fazendo a fibra e pintando.
Nos aguardem.

Um comentário:

  1. Eu acabo de comprar um carro desse (somente a carcaça) e pesquisando a origem da marca/modelo me deparei com o Tobias.

    Gostaria do contato do proprietário para atualizar os o que for possível.

    Agora são pelo menos dois, e o meu esta sendo chamado de TATU.

    Sou Cleyton Rennó em Araruama RJ Whatsapp 22992130600.

    ResponderExcluir